Sobre a Empresa

O Grupo MG, um dos principais exportadores de madeiras do Brasil, desenvolve (com aprovação dos órgãos oficiais competentes) com Projetos de reflorestamento, manejo e rendimento sustentado da mata nativa e recomposição de áreas onde houve extração madeireira.
Esses trabalhos tiveram inicio em 1984, com o Projeto de enriquecimento florestal. Em área com potencial esgotado, plantamos as mesma espécies que foram extraídas, restabelecendo o nicho ecológico.
A partir dos resultados altamente positivos dessa experiência pioneira, iniciamos, em 1987, o Projeto de manejo e rendimento sustentado. Através de tratos culturais, dão-se condições de desenvolvimento as espécies que estão abaixo dos padrões para beneficiamento, fazendo-se, também, a reintroduçao de mudas.
Em outros casos, para melhor aproveitar o solo e as condições ambientais, faz-se o reflorestamento de espécies nativas e essenciais nobres, consórcio com cacau e pastagem artificial.
A execução dos trabalhos de campo, tanto de implantação como manutenção, tem acompanhamento constante, em todas as etapas, de pessoal técnico especializado.

As sementes utilizadas são coletadas, durante todo o ano, por ocasião do abate das árvores.
Um viveiro, em área de 5 hectares e com 60 canteiros, tem capacidade para produzir mais de 1 milhão de mudas.
Os trabalhos de reflorestamento do Grupo MG estão localizados no municípios de Rio Maria, no Sul do Pará.
A área inicial a ser reflorestada é de 7.500 hectares, comportando um total de 2.497.200 mudas plantadas ate 1988 (principalmente Mogno, 60%, Favão, Cumaru, Cedro, Mangue, intercaladas com outras espécies).
Esses projetos demonstram a preocupação da Maginco em desenvolver suas atividades, sem causar prejuízo ao meio ambiente.
Com isso, além de não praticar a exploração predatória, também garante uma fonte de matéria-prima permanente para atender a capacidade de produção da empresa.
A Madeireira Araguaia S.A. Industrial, comércio e Agropecuária foi a primeira empresa do Grupo Maginco, instalada no Pará, em 1972. Está localizada, estrategicamente, em uma região com excepcionais recursos madeireiros, o Sul do Estado.
Toda a produção de suas quatro unidades industriais, serrais e laminados (implantadas nos municípios de Rio Maria e São Félix do Xingu) é transportada para o complexo central da Maginco, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
A madeira industrializada destinada á exportação (80% da produção total) é classificada, secada em estufas e embalada, um processo com total controle de qualidade.
Em seguida dentro do prazo contratado, é embarcada no porto de Belém, para vários países.
Em todas essas etapas, a tecnologia e profissionalismo do Grupo Maginco está presente, desde a criteriosa seleção da essência, sua extração sob normas rigorosas, o processamento industrial da madeira, transporte entre as unidades de produção, comercialização, acompanhamento da mercadoria, até chegar ao destinatário, onde quer que esteja.

<< Voltar | Escrito em : 30 Mai, 2007

 

 

 

MG Madeireira Araguaia Ind Com e Agropecuária - Rua da Cerâmica 400 - Marituba - Pará.